Como a perda dentária pode interferir na sua saúde

Muita gente acha que não há nenhum problema ficar sem um ou mais dentes, mas nem todos sabem que isso pode ocasionar uma série de problemas graves à saúde humana, e não apenas na região da boca. Além de prejudicar a estética pela falta de dentes, a ausência de alguns pode atrapalhar a digestão e também a articulação da mandíbula.
Adultos saudáveis devem ter 32 dentes, e na opinião dos dentistas, todos eles, com exceção dos quatro sisos, têm papel importante para funcionar corretamente todo o organismo. A função principal dos dentes é permitir a mastigação, e por isso quase todos são importantes.
Os dentes da frente, chamados de incisivos, permitem o corte dos alimentos ingeridos. Já os caninos rasgam a comida, enquanto os pré-molares e molares, na parte posterior da boca, fazem a trituração de tudo. Toda a cavidade bucal é importante, tanto para o sistema digestivo quanto para o sistema respiratório.
Na qualidade de vida, a perda de dentes também complica bastante. As relações sociais podem ser afetadas, além de uma posterior perda de autoestima. Um único dente ausente provoca sérios danos na boca e no resto do organismo. Caso seja um dente frontal, esta situação é ainda mais grave.
Outro problema está na inclusão social das pessoas sem um dente, pelo fato de não poder comer determinados alimentos em público, como churrascos ou até mesmo uma maçã.
O que acontece quando a mastigação não é completa?
Quando os alimentos não são ingeridos corretamente, a consequência disso é eles chegarem maiores ao estômago. Isso dificulta bastante a digestão, bem como a absorção de cada nutriente. A perda dentária afeta drasticamente na articulação da mandíbula, e como consequência, pode dar estalos no movimento de abrir e fechar a boca.
Isso porque no momento da queda de um dente, os que estão ao seu lado passam a se movimentar, e como consequência, há um mal posicionamento da mordida. Os reflexos disso estão nos movimentos errados nas articulações. Outro grande problema é que partes sensíveis dos dentes que ficaram podem ficar expostas, de forma a causar dores.
Como resolver este problema
Infelizmente, muitas pessoas estão perdendo dentes na atualidade. Não é só um problema de idosos, mas também existem adultos que contam com um grande número de dentes perdidos. As maiores causas são as cáries e também as inflamações na gengiva, chamadas de periodontites.
Hoje em dia, felizmente já existem opções para a reposição de dentes perdidos. Se a perda for de vários dentes, há as próteses fixas e removíveis, para cobrir a parte em que não havia mais dentes. Assim também como há a opção dos implantes dentários.
Já existem alguns implantes em que não há a necessidade de fazer um corte, através de procedimentos menos invasivos que se realizam através de técnica cirúrgica de muita precisão. É feito um planejamento de toda a cirurgia pelo computador, depois da realização de uma tomografia. O tempo para concluir o tratamento pode variar conforme cada paciente.
Comentários Recentes